Um dos maiores problemas que tenho encontrado relacionado à estrutura é quando o conselho e o acionista decidem acompanhar o dia a dia da empresa com a mesma intensidade que a média gerência deveria fazê-lo.
Trabalhei em uma empresa na qual os conselheiros acompanhavam detalhadamente o desempenho das unidades de negócio, a ponto de saber quais pontos estavam faturando bem e quanto haviam faturado em termos de unidades. Mesmo retirando da questão o fato de que acompanhar a venda apenas em termos de unidades geralmente é uma inadequação, isto significava para mim que o conselho havia gasto uma grande quantidade de tempo fazendo "autópsia" de vendas. Para piorar, uma autópsia mal feita, mas isto não vem ao caso. O importante aqui é entender que a função de um conselho é acompanhar e gerar decisões, em sua maior parte, estratégicas. E tais decisões devem estar voltadas para o futuro da empresa em um horizonte que faça sentido para esta indústria ou ramo de negócios.
Reforço: Dado que todas as estruturas possuem um foco determinado de horizonte de planejamento e um impacto possível nos destinos da empresa, o espaço do conselho deve ser o mais longo possível, em termos práticos, à frente. Usar a experiência de conselheiros caros e preparados para fazer análises detalhadas de resultado e se colocar a discutir o quanto foi gasto em despesas
gerais em cada uma das unidades é um desperdício de tempo e capacidade. Isto não significa que conselhos administrativos não devam fazer análises de resultado ou mesmo acompanhar as decisões que estão sendo tomadas no dia a dia da empresa. Estou tentando apenas colocar o foco de cada nível administrativo dentro de sua área prioritária de trabalho.Para uma definição mais clara das funções do conselho e sua área de atuação copio abaixo material do siite do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
"Missão do Conselho de Administração: A missão do Conselho de Administração é proteger e valorizar o patrimônio, bem como maximizar o retorno do investimento. O Conselho de Administração deve ter pleno conhecimento dos valores da empresa, dos propósitos e crenças dos sócios e zelar pelo seu aprimoramento. Deve ainda prevenir e administrar situações de conflitos de interesses ou de divergência de opiniões, a fim de que o interesse da empresa sempre prevaleça.
Competências do Conselho de Administração: Entre as várias competências, destaca-se a definição da estratégia, a eleição e a destituição do principal executivo, a aprovação da escolha ou da dispensa dos demais executivos sob proposta do executivo principal (CEO), o acompanhamento da gestão, o monitoramento dos riscos e a indicação e substituição dos auditores independentes. É responsabilidade do Conselho supervisionar o relacionamento entre os executivos e as demais partes interessadas (stakeholders).Cabe ao Conselho aprovar o código de conduta da organização e o seu próprio regimento interno".
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