sexta-feira, 23 de março de 2012

AS TENDÊNCIAS AFETADAS E A GIGATENDÊNCIA (Estratégia 24) revs 26/04, 02/05





As tendências afetadas:

Tecnologia & Aldeia Global
As primeiras megatendêncas afetadas são as mega TECNOLOGIA E ALDEIA GLOBAL. Na verdade a área afetada é a "intersecção" das megatendências TECNOLOGIA e ALDEIA GLOBAL (veremos cada uma delas em separado, nos próximos posts). Nesta área de intersecção das megas temos o surgimento do conceito de interdependência entre os homens e este é um ponto profundamente afetado pelo conceito de continuidade e "por tabela" da sustentabilidade. 

A tecnologia em si tem muito a ver com o tema sustentabilidade. Em parte é por ai ou através desta,  que se podem encontrar respostas para os diferentes meios de reversão dos danos causados a natureza.

Também foi através da tecnologia de comunicação que se montou a Aldeia Global. Logo o conceito de Aldeia Global se encontra em grande parte afetado pela tecnologia em si e pelas diferentes tecnologias que estamos usufruindo neste exato momento. O facebook, por exemplo, nada mais é que a intersecção por natureza e exemplo maior desta situação. A rede social desconsidera o país, a origem ou não e a localização. Considera apenas os laços entre seres, agindo de forma global e individual. Para sua existência há necessidade de muita tecnologia aplicada ao princípio. A própria rede em si, é um grande exito da tecnologia.

A Aldeia Global se forja através da comunicação.
Já o conceito de ALDEIA GLOBAL, além da característica básica das comunicações em tempo real e a colocação de todo o globo dentro de uma única realidade de imagens e sons, mas também passa a criar o conceito de "espaçonave". Através da comunicação on line, real time, fica fácil perceber que estamos todos em cima de um planeta, que se move pelo universo. O que um chinês fizer na china, poderá causar ou causará efeitos tanto na China, quanto em diferente escala, no Zimbabue.

Não diferentemente temos o aumento da RELIGIOSIDADE / ESPIRITUALIDADE (também uma megatendência que será vista em seguida).
Nesta última os efeitos são decorrência direta do tema. Todas as vezes nas quais o ser humano se depara com o tema da finitude humana ou da incerteza do futuro, se depara na seqüência com a procura por religião ou aumento da espiritualidade. O fim da vida na terra está incluso em todos os temas envolvendo Sustentabilidade. Hoje todos sabem que a raça humana se encontra em risco, até certo ponto "iminente". Nada mais aceitável que a procura por temas mais espirituais para contrabalançar o risco e a imagem do fim da humanidade como a conhecemos. Esta sensação não é algo isolado, que afete a uns poucos. Uma recente pesquisa aponta que um em cada sete pessoas acredita que o fim do mundo está próximo. Indiferente à precisão ou acuracidade da pesquisa, podemos aferir que um número muito grande de pessoas acredita nisto hoje. Número muito maior que há 50 ou 60 anos, quando tal pensamento era  raro. Veja mais em: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5749588-EI294,00-Uma+em+cada+sete+pessoas+acredita+que+fim+do+mundo+esta+proximo+diz+pesquisa.html

Finalmente também temos uma relação com a mega INDIVIDUAÇÃO / INDIVIDUALIZAÇÃO.
Esta é apenas uma demonstração muito resumida dos efeitos que devemos esperar daquela primeira bola.

Passemos agora às megatendências começado pela que considero a "bola branca" do jogo, aquela que mais afeta a todas as outras.
Sustentabilidade, Ecologia, Meio Ambiente & Alinhamento com a Natureza (todos termos para um mesma tendência):

Vivemos o momento do entendimento de nossa participação neste grande conjunto de recursos e populações que é a terra. Uma tendência que surgiu nos anos 60, em seu princípio timidamente, e com o passar dos anos foi se tornando mais claro e definido. Já em 1972 tivemos em Estocolmo a Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que foi a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. Em 1992 no rio de janeiro tivemos a ECO-92, onde se consolidou o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
Atenção para os termos:

Sustentado é algo que tem garantia de sustentação. Este termo tem em si a idéia de prazo de validade. Não se imagina algo "sustentado" perpetuamente.
Sustentável é algo apto ou passível de sustentação. Aqui já não temos o conceito de prazo de duração.
Crescimento Sustentado refere-se a um ciclo de crescimento econômico constante e duradouro, porque assentado em bases consideradas estáveis e seguras.

Crescimento Sustentável é a capacidade de fazer crescer, seja a empresa, a comunidade, a nação ou toda a população mundial, através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital, seja humano, natural ou financeiro.
Atualmente a maior parte dos instrumentos de medição da riqueza das nações, assim como boa parte do planejamento estratégico das diversas corporações está lastreado em conceitos de crescimento econômico (que pode ser traduzido como crescimento da produção). Tais conceitos não são diametralmente opostos ao conceito de crescimento sustentável (já que os diametralmente seriam os conceitos de Decrescimento Econômico), mas quase. Sem dúvida nenhuma os conceitos diferem na grande maioria das definições.
A grande maioria das políticas públicas, dos diversos países, continua lastreada na crença de que é possível apresentar crescimento econômico perpétuo, que assume em seu bojo a impossibilidade de esgotamento dos recursos naturais.
Já o conceito de crescimento sustentável, assume como base o fato de que os recursos naturais são esgotáveis e estarão esgotados dentro de algum tempo. O vetor tempo é desconhecido, mas os outros vetores são conhecidos e provados.

Esta Gigatendência permeia toda a vida de todos os cidadãos do mundo. Não há hoje nenhuma comunidade ou nação que não esteja muito preocupada com o estudo de efeitos e com ações no sentido de alterar a degradação atual.
São incontáveis os efeitos gerados pele Giga.
O número de ações e reações relacionadas a esta Giga Tendência é enorme. Basta pensar em todas as posições relacionadas a proteção do meio ambiente e suas conseqüências. As leis, os mercados, os produtos. A mudança dos saquinhos plásticos entregues nos supermercados de São Paulo é efeito direto e reto desta Gigatendência, o mesmo acontece com a produção de álcool e a criação do carro a álcool. Aquilo que estamos comendo e como isto é produzido, a qualidade dos colchões e o material de que são feitos também é resultado desta Giga. Em suma, dificilmente poderemos encontrar algo que não esteja de alguma forma afetado pela Gigatendência Sustentabilidade.

A Royal Society publicou um artigo interessante sobre a incapacidade da terra para absorver os impactos causados pelo crescimento contínuo da população e do consumo. Veja em: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2012/04/26/planeta-nao-e-sustentavel-sem-controle-do-consumo-e-populacao--diz-relatorio.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário