segunda-feira, 23 de abril de 2012

CRESCENTE PAPEL DAS MULHERES NO AMBIENTE DE TRABALHO E LIDERANÇA ( Estratégia 29) revs 26/04


Esta é uma Megatedência que é vista de diferentes formas pelos diversos autores. Por ser um movimento que perdura já algum tempo, por ser algo que se dá em nível global e ser também algo que afeta a todas as áreas do convívio social, podemos afirmar, sem medo de errar, que se trata de uma Megatendência.

O impacto a ser gerado "ainda", pode ser discutido.
Isto porque uma boa parte do impacto já está presente no nosso dia a dia. Há regiões do globo onde tal tendência ainda está por apresentar sua face, mas são regiões delimitadas, sujeitas a restrições que impedem não apenas esta, mas algumas das outras Megatendências de serem detectadas. Neste caso específico falamos de alguns países árabes/orientais, onde o papel da mulher na sociedade ainda está restrito ao mesmo tipo de atuação que existia na sociedade ocidental na idade média.
Um bom exemplo deste tipo de situação é o caso de algumas regiões da Índia, onde os casamentos ainda são arranjados quando as crianças nascem. Sigam o link para ver a reportagem sobre uma moça que conseguiu, PELA PRIMEIRA VEZ, anulação do casamento que havia sido acertado quando ela tinha 1 ano de idade. http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2012/04/26/indiana-anula-casamento-forcado-pela-primeira-vez-no-pais.htm.

A tendência atual é lastreada inicialmente nos movimentos feministas das décadas de 60 e 70. Há alguns que separam este movimento, que veio dentro da contracultura dos anos 60, daquilo que aconteceu nos anos 90. Eu não consigo ver intervalo significativo nos anos 80 que possa configurar uma ação diferente daquela que teve início nos anos 60.
O feminismo é um movimento filosófico, social, político com impactos econômicos e sociais de grande magnitude. Per si não constitui um tendência. É um movimento que se pauta pela igualdade entre homens e mulheres, defendendo que as mulheres têm direito a defender seus interesses.

 

Não se trata de algo de novo, já que o movimento em si teve precursoras no século XIX. Neste período a maior parte das lutas se dá por conta do sufrágio, o direito ao voto. Mas o movimento como Megatendência, só acontece no meio dos anos 60.

 

Assim o feminismo fez campanhas no mundo para todo, pelos direitos legais das mulheres, os direitos de contratos, os direitos de propriedades, pelo direito da mulher à sua autonomia, à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos. Neste último caso estamos falando pelo direito a usar métodos contraceptivos. Também há ou houve campanhas para melhoria de cuidados pré natais, pela imposição de leis contra a violência doméstica, pela igualdade no tratamento perante as leis trabalhistas, salários iguais e contra todas as formas de discriminação.

 

A Megatendência não tem tanto a
ver com rasgar soutiens...

Atenção, entretanto para o seguinte ponto: A megatendência não diz respeito ao feminismo, mas sim a alguns dos efeitos deste movimento, que nos últimos anos tem alterado de forma significativa as perspectivas de diversas áreas da sociedade.
Nossa megatendência diz respeito ao fato de que as mulheres nos últimos 40 anos, se tornaram uma parcela significativa da força de trabalho global. Também diz respeito ao fato de que uma parcela significativa da liderança empresarial, política e social se encontra nas mãos femininas.

Assim a Megatendência não tem nada a ver com rasgar soutiens, mas sim com a grande parcela da sociedade, principalmente ocidental, que antes participava de maneira muito discreta da força de trabalho e do grupo que tomava as decisões com relação ao destino das empresas, famílias e nações e que agora participa e participará cada vez mais da parcela de pessoas que trabalha e define os destinos da humanidade.
Há outros fatores impactando esta tendência: A sociedade de informação, o trabalho em equipe, um novo estilo de liderança, de democratização organizacional, tem trazido para as mulheres, um lugar especial no mundo dos negócios. A quantidade de mulheres em posições estratégicas ou de comando cresce exponencialmente ano a ano.

Hoje, o número de empresas abertas por mulheres empreendedoras, em alguns lugares do globo, já é muito superiror daquele aberto por homens. De acordo com relatório realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), hoje, as mulheres representam 44% dos empreendedores iniciais e os homens, 56%. Para se ter uma ideia do crescimento, em 2001 elas representavam apenas 29%.

 

No mercado de trabalho, apesar das fronteiras entre "profissão de homem" e "profissão de mulher" estarem desaparecendo aos poucos, há que se reconhecer que ainda há trabalhos onde as mulheres são mais cobradas por resultados. São aqueles trabalhos relacionados "exclusivamente a homens". Assim uma mulher motorista de caminhão ainda é cobrada de forma predominantemente diferente dos homens enquanto em um setor / segmento "mais feminino" tem uma menor pressão, como setor de beleza, saúde, bem estar, alimentício e áreas que têm uma atuação mais feminina".

 

Como você pode considerar esta tendência em seu planejamento estratégico?

Primeiramente certifique-se de que seus produtos e serviços servem igualmente a ambos os sexos. Se você tem uma oficina mecânica, pôsteres de mulheres nuas nas paredes são a garantia de perder quase a metade dos clientes. Apesar disto há ainda muitas oficinas com esta característica em SP. O exemplo é meio grotesco, mas ilustra bem o fato.
Se sua empresa não possui nenhuma mulher ou muito poucas em cargos de liderança, está na hora de você rever conceitos. Quando na liderança, elas geralmente são melhor preparadas que seus pares.

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