domingo, 18 de dezembro de 2011

A FOTO, O DESENHO DE CARVÃO E O MAPA (Estrategia 15)


Quando falamos de Planejamento Estratégico é preciso ter muito claro os três principais elementos do conceito como um todo, que podem ser usados em empresas ou para sua vida pessoal.

A foto: Sua situação no momento atual não pode ser alterada. É a resultante de tudo que você fez na sua vida ou na vida de sua empresa. Para efeito de planejamento tudo o que pode ser feito é retirar uma "foto" com tantos detalhes e elementos que você queira incluir. A foto pode ser submetida à métrica e de certa maneira, gerir é "medir". A fotografia pode assumir a forma de um balanço, de um registro visual ou de um documentário, mas é sempre a imagem estática de um resultado.

O desenho feito a carvão: O futuro seu e de seu negócio tem início em um sonho. A mola propulsora de tudo é um sonho. Como tal, o que vemos é um tanto difuso. Dá para percebermos os contornos, a figura, mas é tudo mais ou menos como um desenho feito a carvão, tudo está lá, mas não há contornos definidos, detalhes e métrica. O sonho é uma casa com vista para o mar. Pode ser na praia, pode ser na colina de onde se divisa o mar. A casa em si pode ou não ter uma "enorme" varanda, mas sempre tem varanda. Não há uma cor definida para a casa, assim como não há uma planta, com número de quartos e banheiro. A praia pode ser no Rio ou no Litoral Norte de SP, pode também ser em outro lugar. Você mora na casa, mas não está bem claro o que faz para viver enquanto vive lá, ou então não está claro "quando" estará lá...
Se sonharmos com um jogo de futebol, nosso sonho tem a vibração de nosso time, ou nossa. Tem a sensação da velocidade da corrida, a expectativa dos chutes de longe, ou do movimento rápido ao passar pelo adversário. São muitos "flashes", que podem nos passar a referência de emoções tais como expectativa, angústia, alegria ou tristeza. Sonhos são assim, difusos, leves, sem grande compromisso com os detalhes, mas fruto de um desejo que pode estar mais ou menos claro do ponto de vista consciente.

Quando estabelecemos o planejamento estratégico, definimos em uma das pontas a "fotografia" do momento atual. Na outra ponta temos o desenho feito a carvão.O mapa.

Todas as pessoas e empresas que conheci possuem a fotografia e o desenho feito a carvão. Todos estamos vivendo um momento presente e absolutamente todos temos sonhos. Entre estes dois momentos, podemos ter toda uma gama de opções. A maior parte das pessoas e empresas não tem nada e muito poucas terminam a vida com a sensação de terem alcançado ou atingido seus sonhos. Uma pequena parte preenche o espaço entre os dois pontos, com ações que levem seu destino ao encontro dos seus sonhos.

O mapa para que partindo da fotografia se atinja o sonho leva o nome de Planejamento Estratégico.

Aquilo que chamamos aqui de sonho é a Visão de sua empresa. Se conseguirmos reproduzir desenho a carvão, ele será chamado de Missão. O mapa está lá, para garantir que os passos a serem tomados, sejam direcionados para o seu sonho. Desta forma, o mapa terá toda uma gama de métricas, mas alguns espaços serão dedicados para expressar desejos absolutamente intangíveis.

Você pode desejar ter um quadro de pessoal "vibrante, ético e valoroso" no seu time. Poderá exprimir seu desejo de ver uma empresa "leve e flexível" apta a se movimentar de maneira "rápida e segura" em todos os momentos.

Impossível traçar um mapa entre a foto e desenho, usando apenas medidas, números e proporções. O objetivo em si é difuso, sem conter elementos que nos conduzam a níveis de ciência exata.

"Ser a MELHOR padaria da cidade de São Paulo" é a expressão de um sonho. Quais os objetivos que deveríamos usar para apresentar projeções métricas? A resposta dos consumidores? O reconhecimento da mídia? Um concurso entre padeiros?

Como se vê, não é tarefa das mais fáceis.

Vamos então para a parte mais chata, o "como" fazer.

Todas as pessoas e empresas que conheci possuem a fotografia e o desenho feito a carvão. Todos estamos vivendo um momento presente e absolutamente todos temos sonhos. Entre estes dois momentos, podemos ter toda uma gama de opções. A maior parte das pessoas e empresas não tem nada e muito poucas terminam a vida com a sensação de terem alcançado ou atingido seus sonhos. Uma pequena parte preenche o espaço entre os dois pontos, com ações que levem seu destino ao encontro dos seus sonhos.

O mapa para que partindo da fotografia se atinja o sonho leva o nome de Planejamento Estratégico.

Aquilo que chamamos aqui de sonho é a Visão de sua empresa. Se conseguirmos reproduzir desenho a carvão, ele será chamado de Missão. O mapa está lá, para garantir que os passos a serem tomados, sejam direcionados para o seu sonho. Desta forma, o mapa terá toda uma gama de métricas, mas alguns espaços serão dedicados para expressar desejos absolutamente intangíveis.

Você pode desejar ter um quadro de pessoal "vibrante, ético e valoroso" no seu time. Poderá exprimir seu desejo de ver uma empresa "leve e flexível" apta a se movimentar de maneira "rápida e segura" em todos os momentos.

Impossível traçar um mapa entre a foto e desenho, usando apenas medidas, números e proporções. O objetivo em si é difuso, sem conter elementos que nos conduzam a níveis de ciência exata.

"Ser a MELHOR padaria da cidade de São Paulo" é a expressão de um sonho. Quais os objetivos que deveríamos usar para apresentar projeções métricas? A resposta dos consumidores? O reconhecimento da mídia? Um concurso entre padeiros?

Como se vê, não é tarefa das mais fáceis.

Vamos então para a parte mais chata, o "como" fazer.

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