quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Problemas com a estrutura. (Estratégia 12)


Um dos maiores problemas que tenho encontrado relacionado à estrutura é quando o conselho e o acionista decidem acompanhar o dia a dia da empresa com a mesma intensidade que a média gerência deveria fazê-lo.

Trabalhei em uma empresa na qual os conselheiros acompanhavam detalhadamente o desempenho das unidades de negócio, a ponto de saber quais pontos estavam faturando bem e quanto haviam faturado em termos de unidades. Mesmo retirando da questão o fato de que acompanhar a venda apenas em termos de unidades geralmente é uma inadequação, isto significava para mim que o conselho havia gasto uma grande quantidade de tempo fazendo "autópsia" de vendas. Para piorar, uma autópsia mal feita, mas isto não vem ao caso. O importante aqui é entender que a função de um conselho é acompanhar e gerar decisões, em sua maior parte, estratégicas. E tais decisões devem estar voltadas para o futuro da empresa em um horizonte que faça sentido para esta indústria ou ramo de negócios.


Conselhos de Administradores são estruturas compostas por profissionais de várias origens que dedicam certo tempo para a empresa, limitado a uma reunião mensal ou ainda menos. Uma vez que é limitado o tempo de uso deste conselho o melhor a ser feito é utilizá-lo da melhor maneira possível.

Reforço: Dado que todas as estruturas possuem um foco determinado de horizonte de planejamento e um impacto possível nos destinos da empresa, o espaço do conselho deve ser o mais longo possível, em termos práticos, à frente. Usar a experiência de conselheiros caros e preparados para fazer análises detalhadas de resultado e se colocar a discutir o quanto foi gasto em despesas
 gerais em cada uma das unidades é um desperdício de tempo e capacidade. Isto não significa que conselhos administrativos não devam fazer análises de resultado ou mesmo acompanhar as decisões que estão sendo tomadas no dia a dia da empresa. Estou tentando apenas colocar o foco de cada nível administrativo dentro de sua área prioritária de trabalho.
Para uma definição mais clara das funções do conselho e sua área de atuação copio abaixo material do siite do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

"Missão do Conselho de Administração: A missão do Conselho de Administração é proteger e valorizar o patrimônio, bem como maximizar o retorno do investimento. O Conselho de Administração deve ter pleno conhecimento dos valores da empresa, dos propósitos e crenças dos sócios e zelar pelo seu aprimoramento. Deve ainda prevenir e administrar situações de conflitos de interesses ou de divergência de opiniões, a fim de que o interesse da empresa sempre prevaleça.

Competências do Conselho de Administração: Entre as várias competências, destaca-se a definição da estratégia, a eleição e a destituição do principal executivo, a aprovação da escolha ou da dispensa dos demais executivos sob proposta do executivo principal (CEO), o acompanhamento da gestão, o monitoramento dos riscos e a indicação e substituição dos auditores independentes. É responsabilidade do Conselho supervisionar o relacionamento entre os executivos e as demais partes interessadas (stakeholders).Cabe ao Conselho aprovar o código de conduta da organização e o seu próprio regimento interno".

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