quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Carpe Diem. (Estratégia 1)


Viver o dia de hoje, Carpe Diem, é um excelente conceito para ser seguido por um indivíduo. Temos uma vida contada em dias, horas e minutos. Se não soubermos balancear nosso presente com nossas preocupações em relação ao futuro corremos o risco de passar pela vida sem tê-la vivenciado. O conselho está relacionado a uma necessidade do dia a dia, do agora, do presente.

Empresas por sua vez são entidades que deveriam transcender a vida de seus criadores. As que são bem sucedidas transcendem.

No princípio moldadas com as feições de seus fundadores, as criaturas tem a tendência natural de escapar dos limites do criador e possuir uma longevidade cujo limite é imposto por suas próprias falhas. Sem falhas não há muito como traçar a data final de uma empresa. Seu fim vem da incapacidade dos gestores de lidarem com algum tipo de problema que não estava previsto ou para o qual não se encontrou resposta adequada.

Empresas, diferentemente dos homens, não podem viver "o dia de hoje". "Carpe Diem" para uma empresa é a condenação a uma vida limitada, confusa e geralmente muito curta, repleta de resultados erráticos e imprevisíveis.

Empresas que vivem o dia a dia, sem nenhum planejamento estratégico são condenadas a se transformar em gigantescas "pastelarias", tirando resposta para os problemas da mesma forma que os pasteleiros lidam com os pastéis, um a um, ao toque do "freguês" e "rapidinho". Possuir uma boa e bem montada estratégia não é a garantia de êxito em qualquer empreitada. A estratégia em si pode ser prejudicada pela ausência de uma gestão equilibrada ou liderança adequada.

São muitos os exemplos de boas estratégias que foram suplantadas por outras melhores ou por gerentes, generais, imperadores incompetentes. Do outro lado da moeda, não há líder ou gestor que tenha conseguido sucessos consecutivos frutos do "acaso", da sorte. Se for encontrado algum exemplo deste fenômeno, preste atenção ao fato de que a estratégia pode não estar explicita, fácil de ver, mas sob a luz de alguma investigação você encontrará as definições estratégicas lá.

Toda empresa, para estruturar e manter seu planejamento estratégico deve possuir uma estrutura adequada a esta tarefa. Sem uma estrutura para poder "enxergar" as pedras do caminho e planejar sua rota as empresas podem até mesmo possuir um bom negócio, mas dificilmente conseguirão sucesso em longo prazo.

Neste capítulo estudaremos os motivos que levam as firmas a trabalhar inadequadamente, qual a estrutura necessária para evitar isto, o que é estratégia, como montar o planejamento estratégico e alguns instrumentos para isto. Não trabalhar estrategicamente, olhando para o futuro com as diferentes estruturas gerenciais é a primeira maneira de se quebrar uma empresa.

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