segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O QUE É ESTRATÉGIA? (Estratégia 4)


De acordo com o dicionário Aurélio: Estratégia: s.f. Militar Arte de planejar operações de guerra. / Arte de combinar a ação das forças militares, políticas, morais, econômicas, implicadas na condução de uma guerra ou na preparação da defesa de um Estado. / Arte de dirigir um conjunto de disposições: estratégia política. / Fig. Habilidade, astúcia, esperteza: contornou a dificuldade com estratégia. / Fig. Ardil, manha, estratagema.

Não é preciso ser formado em física quântica para perceber que a definição acima não serve para o nosso caso. Apesar de a estratégia ter tido seus primórdios na arte da guerra não podemos dizer que tal definição esgote ou sequer passe uma boa idéia daquilo que significa para empresas hoje.

É aqui que nos deparamos com um primeiro problema. Trata-se de um conceito não padronizado.

Quando falamos genericamente em "Estratégia" não estamos falando de um conceito aceito por todos da mesma forma.Emprestarei a divisão de conceitos que foi apresentada por Mintzberg, Lampel, Quinn e Ghostal no livro "O processo da estratégia".

"Um dos entendimentos é a estratégia como plano - algum tipo de curso de ação conscientemente pretendido, uma diretriz (ou um conjunto de diretrizes) para lidar com uma situação. Uma corporação tem uma estratégica para capturar um mercado". "Por esta definição, as estratégias têm duas características essenciais: são criadas antes das ações às quais vão se aplicar e são desenvolvidas consciente e propositalmente". "Como plano, a estratégia trata da maneira como os líderes tentam estabelecer direção para as organizações colocando-as em cursos de ação predeterminados".


O xadrez é bom exemplo de jogo no qual a estratégia é fundamental.
Nas definições a que melhor se aplica é Manobra/Pretexto
O segundo conceito utilizado pelos mesmos autores é o da estratégia no sentido de uma "manobra"ou pretexto. Por exemplo, uma estratégica para desencorajar um concorrente a abrir uma nova unidade produtiva em determinado mercado, seria anunciar o aumento de capacidade produtiva de sua própria unidade no local. Neste sentido a estratégia não mais se reporta a um plano, mas sim a uma ameaça.

O terceiro conceito é o da estratégia como padrão. Neste caso estamos falando de poucos exemplos, mas que existem. Os autores citam como exemplo a fase azul de Picasso. Intencional ou não isto se reportou a uma estratégia. Da mesma forma como quando a Ford no seu princípio oferecia carros "de qualquer cor" desde que fosse preta. Há espaço para discussão neste terceiro conceito, mas como não consigo eliminar a escolha de um padrão como estratégia, acredito que o conceito é válido.

O quarto conceito é muito utilizado, e trata da estratégia como posição no ambiente de negócios. Neste caso tratamos a estratégia como o elemento mediador entre o contexto interno e externo da empresa. Trata-se de localizar qual o "nicho" no qual a empresa vai atuar.

Há ainda um último conceito: a estratégia como perspectiva. O conteúdo aqui seria não ver a estratégia apenas como uma posição em um ambiente ou mercado, mas, mais que isto, possuir uma maneira fixa de olhar e abordar este ambiente. Um exemplo é o Mac Donald's que foca o serviço, a qualidade e a limpeza como uma maneira fixa a ser abordada, independente do lugar ou do mercado no qual se encontra.


Mesmo os autores (Mintzberg, Lampel, Quinn e Ghostal) reconhecem que todos os conceitos estão entrelaçados entre si e que há muito de um conceito dentro do outro. De qualquer forma, entre todas as definições que li, creio ser a mais completa no sentido de entender a expressão e eliminar as lacunas deixadas por outras definições mais compactas.

Nestes textos/livro utilizaremos a expressão, na maior parte das vezes, dentro do conceito de Plano.


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